Marinharia

 

Como um bom escoteiro do mar você deve fazer e utilizar corretamente os seguintes nós e voltas. Aproveite as reuniões de patrulha para exercitar a prática desses nós e voltas.

Um nó para ser considerado bom e perfeito deverá oferecer três requisitos básicos:

a.     Simplicidade e rapidez em ser feito;

b.    Facilidade em ser desatado;

c.     Apertar à medida que sofre força exercida por um movimento de esforço.

Um nó é considerado mau, quando:

a.     Se desfaz ao ser-lhe empregado um maior esforço;

b.    Apertado em demasia por necessidade de um esforço maior, torna-se difícil o seu desatamento.

  

Nó Direito

É o nó usado para emendar cordas com o mesmo diâmetro. Neste nó, quando usadas cordas com diâmetros diferentes, ele se desfaz.

 

 

Nó de Escota

Este nó serve para unir dois cabos de diâmetros diferentes ou para prender um cabo numa volta ou argola.É o que usamos também para prender a bandeira na adriça.

 

 

Nó de Escota Alceado

Possui a mesma utilidade do Nó de Escota. A diferença é que o mesmo possui uma alça que facilita o seu desatamento

 

 

 

Volta do Fie

Este nó é usado para amarrar uma corda sobre um ponto fixo, quando está previsto esforço (tensão) para ambos os lados do nó. Não deve ser usado se apenas uma parte for solicitada, porque assim este nó pode escorregar perigosamente.

 

 

Lais de Guia

É certamente um dos tipos de nó mais úteis. É fácil de ser feito, é muito forte, não corre e não fica apertado sob tensão, sendo possível soltá-lo, se necessário.

 

 

Nó em Oito


Este nó é mais volumoso que o nó superior comum e muito mais fácil de ser desfeito, quando não for apertado demasiadamentre. É usado comumente sempre que queira criar uma protuberância numa corda, servindo perfeitamente quando se fizer necessária a fixação de uma corda em seu encaixe. Neste caso, o nó poderá ser empregado se não houver uma estaca ou outro local onde se amarra a corda.