O que é a AEMARDF? 

A Associação de Escoteiros do Mar do Distrito Federal, fundada em Abril de 2007, é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e comunitário, dedicada à prática do escotismo NÁUTICO, com duração por tempo indeterminado, tendo sede e foro no município de Brasília, Distrito Federal. Foi fundada por um grupo de antigos escoteiros com objetivo de resgatar as tradições do denominado Escoteiros do Mar, oferecendo oportunidades aos jovens carentes da região do Distrito Federal na prática de escotismo do mar tradicional e de vivência da mentalidade marítima.

A prática de Escotismo do Mar no Distrito Federal é ancorada na afirmação de Lord Baden-Powell Fundador do Movimento Escoteiro, em 1912:

 

“Escotismo do Mar pode ser praticado longe da orla marítima. Em localidades do interior com rios ou lagos onde se possam praticar atividades náuticas com canoas, botes, lanchas e veleiros, podem ser criados Grupos de Mar com eficiencientes e bem treinados Escoteiros do Mar”

 

O Escotismo do Mar, em 2010, completa 100 anos de atividades. Apesar de que parte dos objetivos é treinar os jovens de ambos os sexos na gerência de barcos, aquisição de habilidades na marinharia, abrindo oportunidades profissionais, as atividades pretendem, antes de tudo, oferecer atrações especiais para os jovens promovendo simultaneamente a formação de cidadania e autonomia, qualidades essenciais na condução da vida adulta. Nossa missão é ajudar os jovens a desenvolverem suas potencialidades mentais, físicas e morais, através de programas de companheirismo, de formação de aventura e de serviço público em suas comunidades, a partir da prática e vivência da mentalidade marítima.

 

            Nesses três anos de existência a AEMARDF tem concentrado sua atuação na Comunidade da Vila Planalto em Brasília próximo ao Lago Paranoá, desenvolvendo atividades diversificadas com jovens da comunidade e de outras localidades como Santa Maria, Recanto das Emas e Valparaiso-Go (Cidade do Entorno de Brasília).

 

As atividades da AEMARDF tiveram inicio em Fevereiro de 2007, em sede provisória no Riacho Fundo I - DF, transferindo-se posteriormente para um local próximo ao Lago Paranoá, na escola CEF 01 da Vila Planalto, a partir da parceria firmada entre a AEMARDF e a escola. Boa parte dos jovens escoteiros são alunos dessa escola, tendo a AEMARDF participado do Conselho Escolar como observador do desenvolvimento dos alunos que atuam como escoteiros do mar.

 

Em 2008 os escoteiros mais antigos iniciaram atividades na escola de vela, com a obtenção de 10 bolsas parciais do Clube Naval de Brasília, e com o apoio de colaboradores captamos recursos para cobrir o restante da bolsa. A primeira turma formou-se na iniciação de vela e com isso iniciamos atividades com barcos, ora emprestados por amigos, ora com embarcações alugadas, por falta de recursos para compor uma flotilha própria de barcos-escola.

 

Em dezembro de 2008 recebemos a doação de uma embarcação-escola completa do velejador Lars Grael. Em seguida o ICB – Iate Clube de Brasília, atendendo uma solicitação nossa, fez a doação de 20 cascos de barcos-escola de madeira da classe Optmist para ser reformado por nossa associação e compor nossa flotilha. Com apoio do Clube Almirante Alexandrino instalamos nossa base de operações no Departamento de Náutica do Clube, e demos inicio à escola de vela e carpintaria náutica onde os jovens aprendem a reformar e cuidar de suas próprias embarcações .

 

Em uma ação relâmpago, capitaneada pela Diretoria da AEMARDF, com o apoio da Comandante da Flotilha de Optmist do ICB, Renata Grael, foram operacionalizados cinco barcos-escola para funcionamento imediato da escola. O Iate Clube de Brasília emprestou um bote com motor para monitoramento e seguranças das aulas de vela de nossos jovens Escoteiros.

 

Paralelamente foram desenvolvidas inúmeras atividades: acampamentos - média de cinco por ano; escola de vela - em seu segundo ano de funcionamento; carpintaria naval - em fase de reestruturação; excursões - média de uma por mês; serviços à comunidade; prática ativa da preservação do meio ambiente; desenvolvimento da cultura da paz; participação de regatas organizadas pela Federação Náutica de Brasília e Clubes de Náuticas do DF.

 

Nossos jovens foram condecorados pelo Governo do Distrito Federal com Diploma de Honra ao Mérito pela atuação e apoio à Defesa Civil de Brasília na campanha SOS Santa Catarina.  Os jovens trabalharam como voluntários por uma semana em horário oposto ao da escola, separando e organizando os donativos a serem enviados às vitimas das enchentes de Santa Catarina.

 

Alguns de nossos jovens têm obtido excelentes resultados em regatas comemorativas realizadas e organizadas pela Federação Náutica de Brasília e freqüentemente são convidados a compor a tripulação de importantes velejadores de nossa cidade em regatas e outros eventos náuticos.

 

Tais realizações fortaleceram os vínculos entre a AEMARDF e o Centro e Ensino Fundamental 01 do Planalto, em vista do melhor rendimento escolar obtido pelos alunos que participam do Escotismo. No final de 2008, na reunião anual do Conselho de Classe, ocasião em que se elabora o plano de políticas pedagógica da escola, por solicitação da diretoria, apresentamos um relatório das atividades desenvolvidas pela AEMARDF explicando nossa metodologia de trabalho.

 

A convite do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Distrito Federal – CDCA-DF, em Maio de 2010, a AEMARDF participou ativamente do XXIII Congresso da ABMP e Defensores Públicos da Infância e Juventude, do II Congresso Latino-Americano de Magistrados e Defensores Públicos de Infância e Juventude e do I Encontro Regional da Associação Mercosul de Magistrados da Infância e Juventude.

 

A AEMARDF oferece um espaço de desenvolvimento na formação integral do jovem, estimulando o desenvolvimento de suas potencialidades e responsabilidades, pela aceitação voluntária da Lei e Promessa Escoteira, priorizando a disciplina, lealdade, solidariedade, cooperação, respeito pelo seu país, promoção da Cultura da Paz, numa palavra - cidadania. Prioriza as crianças e adolescentes matriculados regularmente na rede publica de ensino com a idade de 07 a 29 anos de idade, através de atividades, sociais, esportivas, culturais, vida ao ar livre, vida marinheira, e desenvolvimento da mentalidade marítima.

 

Em Março de 2010, a AEMARDF foi convidada pela Diretoria da Marina do Clube do Congresso a instalar suas bases de operações no local, bem como assinar um termo de parceria. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de nossos projetos e atividades náuticas no Lago Paranoá com 50 adolescentes e jovens da Comunidade do Varjão inscritos na AEMARDF.

 

 

Alem disso a AEMARDF tem um colegiado chamado de Conselho de Chefes formados por 08 Voluntários treinados e capacitados em escotismo, educação não formal e pratica náutica que são responsáveis pelas atividades com as crianças e adolescentes todos com formação de nível superior nas áreas de pedagogia, psicologia, gestão de recursos Humanos, Educaçao e Administração de Empresas.

 

Nossas fontes de recursos são provenientes de doações e eventos pontuais de captação de recursos tais como bingo, rifas, almoços. Para tais atividades temos a colaboração dos pais de nossas crianças e adolescentes.

 

 Além das parcerias institucionais: Iate Clube de Brasília, Marina do Congresso, 1º Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Defesa Civil do DF, Instituto Berço da Cidadania, Instituto Conhecimento Náutico, JKobori Investimentos e Centro de Ensino Fundamental 01 do Planalto, Administraçao Regional do Varjão e do Lago Norte.