Comunicação
O principal recurso para segurança no mar é o rádio. Podemos informar e obter soluções via rádio para todos os problemas que surgirem a bordo.
Podemos também obter previsões meteorológicas, avisar o ancoradouro de nossa chegada, ou simplesmente manter conversa de bordo com os nossos amigos e familiares em terra.
As comunicações marítimas são:
· HF (High frenquency – alta freqüência): Essa faixa compreendida em 3 MHZ a 30 MHZ é usada principalmente para comunicação à longa distância (aviso aos navegantes, previsões meteorológicas);
· VHF (Very high frequency – freqüência muito alta): Essa faixa compreendida entre 30 MHZ a 300 MHZ é usada para comunicações de curta e média distâncias (navio a navio, navio/terra) além de radiogonometria em VHF.
O VHF
Um rádio de VHF pode operar em qualquer lugar na faixa de freqüência a que ele se destina, porém, certos segmentos dessa faixa são reservados para determinados usos. A faixa marítima deve ser entendida como principal sistema para as embarcações amadoras em trânsito junto ao litoral.
Os canais usados em VHF são numerados de 1 a 88. Utilizam-se os canais seguintes:
· Canal 16 – 156.800 KHZ: Chamada de socorro
· Canal 06 – 156.300 KHZ: Segurança entre embarcações
· Canal 09 – 156.450 KHZ: Uso geral para embarcações de qualquer categoria
· Canal 12 – 156.600 KHZ: Operações portuárias
· Canal 14 – 156.700 KHZ: Operações portuárias
· Canal 68 – 156.425 KHZ: Exclusivo para iatismo – escuta permanente
· Canal 69 – 156.475 KHZ: Embarcações de pequeno porte em geral
· Canal 70 – 156.525 KHZ: Exclusivo para iatismo
· Canal 71 – 156.577 KHZ: Embarcações de pequeno porte
Observação: Do canal 23 a 28 é telefonia via Embratel. Solicitar o serviço no canal 16 ou no canal costeiro mais próximo.
Como utilizar o equipamento de VHF
1. Escute, antes de efetuar qualquer transmissão... Sempre! Lembre-se que o tráfico prioritário é de quem está usando a freqüência. Jamais interrompa esse tipo de tráfico, a não ser caso de emergência.
2. Use linguagem compatível com o procedimento de operação. Sendo dessa forma mais fácil a comunicação entre as estações.
3. Desconfie de sua memória por mais prodigiosa que ela seja. Cerque-se de papel e canetas em abundância. Preferencialmente anote tudo o que for transmitir e as mensagens que recebeu, anotando a hora e a procedência dos comunicados.
4. Tenha cuidado de não repetir em demasia o que as outras estações transmitiram, diga simplesmente: QSL, quando tiver anotado corretamente as mensagens.
5. Module calmamente e pausadamente para que sua voz seja ouvida com clareza. Recomenda-se posicionar o microfone obliquamente em relação à boca, evitando desagradáveis ruídos de respiração e sopros.
6. Não ocupe em demasia a freqüência. Use somente quando for necessário.
Código “Q”
Apesar de largamente difundidas certas combinações do código Q são freqüentemente confundidas quanto ao seu real significado original. A título de informação listamos algumas das mais utilizadas, assim como outras pouco conhecidas.
QRA – nome da estação (nome da embarcação e nunca o nome do operador)
QRF – está voltando a ... (lugar, local etc)
QRL – está ocupado?
QRM – interferência de outra estação ou ruídos elétricos
QRN – interferência causada por fenômenos atmosféricos
QRS – transmitir mais devagar
QRV – está preparado para receber e transmitir mensagens
QRZ – quem me chama?